Extensa grade curricular abrange desde a história da sétima arte até a inteligência artificial. Inscrições já estão abertas para o Vestibular 2025
Atenção… gravando! A PUC-Campinas já está com figurino pronto para lançar seu mais novo sucesso: o novo curso de Graduação de Cinema e Audiovisual. A Universidade embarca em uma indústria em pleno crescimento, com grade curricular completa, que vai desde a história do tema até as novidades provocadas pela Inteligência Artificial.
O curso tem por objetivo preparar os estudantes para criar contextos, histórias e narrativas capazes de causar impacto no mundo, seja para películas em cinema, seja em produções multitelas como streaming, mídias sociais, televisão e afins, abrangendo filmes, documentários, curtas, séries e muitos outros formatos.
A oportunidade é para ingressar em uma área em plena expansão. Para se ter uma ideia, no Brasil, o cinema brasileiro alcançou, em janeiro de 2024, um público de 3 milhões de espectadores. No mesmo período de 2023 o número foi de 114 mil pessoas. Os dados são da a Agência Nacional de Cinema (Ancine), que mostram que os resultados foram os maiores dos últimos seis anos.
A receita gerada pelos filmes brasileiros somente no primeiro mês de 2024 ultrapassou a marca dos R$ 59 milhões. Esses números representam 80% da receita e do público total dos filmes brasileiros durante todo o ano de 2023.
“A criação do Curso de Cinema e Audiovisual da PUC-Campinas responde à crescente demanda de um mercado em ascensão. Vimos, recentemente, o cinema brasileiro dando um show internacional e acreditamos que ainda há muito potencial nessa área de atuação. A grade curricular é abrangente, atualizada e indicada por especialistas. O objetivo é formar profissionais preparados para atuar de maneira versátil nas diversas plataformas e mercados contemporâneos”, disse a Pró-Reitora de Graduação da PUC-Campinas, Profa. Dra. Cyntia Belgini Andretta.
O bacharelado em Cinema e Audiovisual será ministrado durante um período de oito semestres (4 anos), no período matutino, nas estruturas da escola de Linguagem e Comunicação (ELC), no Campus I.
“É uma alegria para a Escola de Linguagem e Comunicação ver a abertura das inscrições para o vestibular de Cinema e Audiovisual. É um sonho antigo da comunidade da ELC que agora se transforma em realidade”, comentou o Decano da Escola de Linguagem e Comunicação, Prof. Dr. Lindolfo Alexandre de Souza. “Nosso aluno terá uma formação consistente para ingressar no mercado de cinema e de audiovisual, em um curso atual e moderno que abordará aspectos como produção, direção, roteiro, fotografia, edição e crítica cinematográfica, entre outros, bem como uma sólida formação em ciências humanas”, completou o docente.
O curso de Cinema e Audiovisual da PUC-Campinas propiciará ao estudante a oportunidade de escolher entre uma série de carreiras possíveis:
– Na área corporativa o aluno ou aluna poderá, após formado, atuar em empresas que valorizam o planejamento, a gestão e a produção de atividades cinematográficas e audiovisuais, além da promoção da inovação no setor de mídia. Os profissionais poderão trabalhar em produtoras de cinema, estúdios de televisão, agências de publicidade e em setores de planejamento estratégico e inovação, desenvolvendo roteiros e projetos para filmes, séries e curtas, entre outros produtos audiovisuais para película, televisão, plataformas de streaming e redes sociais.
– Na área pública, órgãos governamentais e instituições de pesquisa audiovisual são o grande filão. Os profissionais poderão atuar como coordenadores de programas de comunicação pública, gestores de políticas públicas de comunicação e produtores audiovisuais em projetos de extensão comunicacional.
– O futuro graduado poderá também empreender, desenvolvendo seus próprios negócios, projetos cinematográficos e audiovisuais ou atuando como profissional liberal. Os estudantes ainda poderão se beneficiar do Programa Mescla da PUC-Campinas, que incentiva o empreendedorismo e a inovação.
– Por fim, o futuro formado poderá optar pela carreira acadêmica, uma vez que o curso fornecerá ao aluno ou aluna uma base sólida para que este ou esta possa atuar como professor, orientador e/ou pesquisador em instituições de ensino. Durante o curso, os estudantes poderão se envolver em atividades de iniciação científica, participar de grupos de pesquisa e realizar estágios supervisionados em produtoras, estúdios de cinema e centros de pesquisa, experiências fundamentais para o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e comunicação acadêmica.
“Fazer parte desse projeto, da criação de um curso de Cinema e Audiovisual na PUC-Campinas, é muito especial para mim, porque além de eu ter sido aluna da Universidade na área de comunicação, eu retornei à PUC-Campinas há 18 anos para ser docente e sempre ministrei disciplinas ligadas ao audiovisual. Então, tem um sabor muito especial”, afirmou a Profa. Dra. Juliana Sangion, docente da Faculdade de Jornalismo e profissional do cinema há muitos anos. “O curso dá a oportunidade aos estudantes de ter uma formação de qualidade em uma Universidade respeitada, com um corpo docente muito preparado e, sobretudo, uma infraestrutura cuidadosamente preparada”, completou a professora.
“É importante porque a PUC-Campinas, efetivamente, entra nesse universo de audiovisual e cinema. É um setor que cresce muito no Brasil. Depois da pandemia, estamos vendo um grande boom de produção no mundo, porque o consumo de audiovisual tem crescido demais. Esse conteúdo está hoje em todas as mídias e chegando nas pessoas de uma forma cada vez mais efetiva. É uma honra muito grande poder fazer parte da equipe que montou o curso”, disse o Prof. Dr. Cauê Nunes, que trabalha há muitos anos com produções audiovisuais e leciona nas Faculdades de Ciências Sociais e Publicidade da PUC-Campinas.
Muitas habilidades serão desenvolvidas ao longo do curso de Cinema e Audiovisual. Dentre elas, a capacidade de análise crítica e estética; a habilidade em direção de atores e produção ficcional; a competência em roteirização e storytelling; o conhecimento em técnicas de fotografia e iluminação; a aptidão para a edição e montagem de filmes; a compreensão dos aspectos históricos e teóricos do cinema; a capacidade de desenvolver projetos audiovisuais inovadores; a habilidade em gestão de produção e negócios audiovisuais; e o conhecimento em tecnologias de streaming e novas mídias.
Além disso, serão exercitadas durante a graduação, a competência em crítica cinematográfica; a habilidade em comunicação e marketing digital; o conhecimento em acessibilidade e inclusão no audiovisual; a capacidade de trabalhar em equipe e gerenciar projetos; a habilidade em pesquisa e desenvolvimento de conteúdo; e a competência em técnicas de animação e efeitos especiais.
A Universidade não é coadjuvante na história da educação. A PUC-Campinas é reconhecida por sua excelência acadêmica e infraestrutura de ponta, investindo constantemente em tecnologia e inovação e proporcionando aos alunos um ambiente propício para o aprendizado e a criação. Para alcançar a excelência, a Universidade conta com um extenso corpo docente, altamente qualificado, composto por mestres e doutores, bem como profissionais experientes e renomados no mercado.
Fundada em 7 de junho de 1941, a PUC-Campinas, ao longo de seus 83 anos de existência, se consolidou como uma das principais instituições de ensino superior do Brasil. Uma série de rankings nacionais e internacionais, entre os mais respeitados do mundo, a coloca entre as universidades de maior destaque na qualidade de ensino, sustentabilidade, pesquisa, inovação e protagonismo das mulheres na academia.
Tudo isso é resultado do Projeto Pedagógico Institucional da PUC-Campinas, que procura sintetizar o propósito e o projeto educativo construído por essa Instituição ao longo de sua trajetória. Resultante das reflexões, discussões e esforços empreendidos em diferentes momentos, busca explicitar a identidade da Universidade e a vocação educativa que dela decorre, bem como seus principais valores e os objetivos que norteiam sua atuação.
Pelo 3º ano seguido, a PUC-Campinas figura entre as melhores universidades do mundo, é a melhor universidade privada do interior do Brasil e está entre as sete melhores universidades privadas do Brasil. Além disso, ela está na lista de melhores instituições de ensino superior em todo mundo, de acordo com a QS World University Rankings 2025, um dos mais prestigiados rankings de avaliação universitária em nível global.